10/01/2007

A PROPÓSITO DOS DIREITOS AUTORAIS E EDITORIAIS

A PROPÓSITO DOS DIREITOS AUTORAIS E EDITORIAIS
Victor Jerónimo

Numa altura em que decorrem algumas questões sobre direitos autorais na internet e se inflamam corações e espíritos, há que olharmos serenamente e estarmos atentos ao que se passa neste campo lá fora.
Quando vejo poetas digladiarem-se sobre direitos autorais em discussões muitas vezes vazias de sentido eu aqui deste lado estremeço.
Fui das primeiras pessoas a não permitir nos meus grupos, primeiro no Grupo Torre de Belém fundado em 1999 e mais tarde no Grupos Ecos da Poesia ( http://ecosdapoesia.net ) a publicação de textos de Autoria Desconhecida (AD), formalizando isso em normas e onde todos os novos participantes as recebem.
Sendo este um primeiro passo para evitar o plagio, plagio esse definido nos padrões actuais e em normas de direitos autorais de vários países que o definem como cópia integral de um texto, mudando a autoria. Mas a matéria é bem mais extensa o que causa os mais diversos direitos de opinião e onde nós devemos aceitar e estudar caso a caso.
O que é triste e lamentável é que certos poetas se arroguem no direito de ter a razão e alguns entrem mesmo no campo das ofensas publicas e privadas.
Grandes poetas e pessoas que considero de bem e onde muitos se conhecem pessoalmente deviam dar o exemplo de bem-estar na net. Dar a sua opinião é saudável, entrar em ofensas e acusações públicas denegrindo este ou aquele é triste, lamentável e de muito má fé, pois primeiro estão a querer impingir a quem os lê, situações que não existem, depois estão a criar a proliferação da má imagem que a net já tem.
Sejamos concisos, demos a nossa opinião e saibamos respeitar a opinião dos outros sem entrar em ofensas pessoais. Afinal os grandes doutores em leis não entram nestas discussões, deixando para os tribunais as grandes decisões. A nós cabe-nos a opinião, sem ofensas, a vós cabe-vos respeitar a opinião e dar a vossa sem ofensas e vice-versa.
Seria tão saudável se todos pudessemos dar a nossa opinião sem medo de sermos ofendidos!...

23.jun.2006

Sem comentários: