04/01/2007

CRONICA DE UM CIDADÃO PORTUGUÊS NO BRASIL

CRONICA DE UM CIDADÃO PORTUGUÊS NO BRASIL
Victor Jeronimo

Visitei o Brasil pela primeira vez em 2002. Quando cheguei no Aeroporto Tancredo Neves em Belo Horizonte, via São Paulo, já vinha um pouco receoso, pois o Aeroporto de Guarulhos na altura em obras não oferecia a minima comodidade aos passageiros em trânsito.
Quando cheguei a Belo Horizinte com duas horas de atraso à 01:00h da manhã além de supercansado sentia-me desiludido.
Na viagem de cerca de 20 Km que separa o aeroporto da cidade de Belo Horizonte a minha curiosidade e ansiedade de conhecer tudo provocou-me um impacto desolador.
As grades nas janelas, os muros que cercam as casas com fios de alta tensão o não parar nos sinais vermelhos ao circular as varias arterias da cidade com medo de ser assaltado, o não poder saborear o ar brasileiro porque os vidros do automovel tinham que permanecer fechados com medo desses mesmos assaltos, esse primeiro impacto dizia eu assustou-me deveras e levou-me a pensar: Onde foi que eu vim me meter?
Vivo actualmente no Recife há dois anos e conheci entretanto boa parte de Minas Gerais, Brasilia e agora Pernambuco e se o susto inicial foi grande, actualmente sinto-me bem e descansado.
Há que tomar certos cuidados, é certo, mas o povo brasileiro tem-me dado alegrias na generalidade.
Povo simpatico mas sofredor, povo alegre, mas muito religioso, povo que vive na esperança de dias melhores, este povo brasileirão é um povo lutador e que sabe como viver a vida.
O Brasil possui verdadeiros paraísos naturais não só a nivel de praias como de montanha. Imnuscuirmos entre os seus habitantes e conhecer as suas raízes nos transporta aos nossos ancestrais e ao reviver de vidas passadas ou elos que perdemos no tempo.
Viver no Brasil torna-nos nostalgicos e saudosos da nossa juventude.
Actualmente adoro viver no Brasil e nesta cidade maravilhosa chamada Recife.

14.Ago.2005

Sem comentários: