10/01/2007

PATRIARCAS VERSUS MATRIARCAS

PATRIARCAS VERSUS MATRIARCAS
Victor Jerónimo

Muito se tem falado no matriarcado, e pouco valor se dá ao patriarcado. Entendo que a mulher seja a sofredora, não é ela que gera?, mas e o papel do homem na sociedade familiar?.
Vejamos os casos de casais em que os dois trabalham, em que os dois cuidam dos filhos, da casa, incluindo alimentação, limpeza, conservação. Hoje o homem desempenha na família o status de dono de casa, em que cuida desta com o mesmo carinho e amor que a mulher, não só por ocupação empresarial ou outra em que esta não pode dar assistência à casa, mas também como um gosto requintado que se traduz em amor à familia pelo homem.
Hoje a grande maioria dos nossos homens cuida do seu filho desde a nascença, facto reconhecido em certos países com as licenças de paternidade, desde o amamentar a mudar as fraldas, acordar durante a noite para embalar o bébé, tudo actos que pertenciam à mãe matriarca e que hoje estão muito mudados no conceito da sociedade moderna.
Por isso é de lamentar que ainda exista o homem machão que verga a mulher sobre o peso do autoritarismo ou o “lá em casa quem manda é a minha mulher, mas quem manda nela sou eu”, próprio dos patriarcados do século passado.
Igualmente é de lamentar que as mulheres continuem a refugiar-se no papel do sexo fraco nos casos de separação e que a grande maioria dos juízes continuem a pender com as suas decisões a favor da mulher, sendo comum, eles levarem testemunhas masculinas e elas femininas, como se cada um fossem defender o seu clube.
Se a mulher quer realmente demonstrar o seu valor que estas se assumam por inteiro quer na vida quer na chamada hora da “verdade” e deixem de fazer o papel de vitimas da sociedade. Uma grande maioria dos homens já as apoia e só falta a grande maioria das mulheres assumirem-se.
Então poderemos ter a certeza de estar a contribuir para um mundo melhor e onde a igualdade será realmente um facto.

30.08.2004

Sem comentários: