07/07/2007

FANTASIA OU REALIDADE?

FANTASIA OU REALIDADE?
Victor Jerónimo

Deambulando pela primeira vez aos cinquenta e três anos por terras da estranja como residente, tenho observado como o português é tratado pela Mãe-Pátria.
Cinquenta e três anos foi o tempo que vivi em Portugal. Sendo cidadão português nado e criado na capital sempre me senti um previligiado, talvez porque a História de Portugal assim nos ensina desde pequeninos. Fomos donos de um vasto Império multiplicamo-nos pelo mundo, desbravamos o impossível para a época, fomos guerreiros, conquistadores, descobridores.
“Demos novos mundos ao mundo” , alcançamos a glória e a riqueza. Perante um manancial de tantos feitos históricos seria normal que os actuais (presentes e passados) governos portugueses se sacrificassem pelo grande povo que têm.
Mas não, eles atingem aquilo que o povo lhes dá, o poder, depois é vê-los quais andorinhas andarilhas por todo o mundo envaidecidos da sua soberba.
Em todos os países que visitam há portugueses, isto porque não há um cantinho do mundo livre de portugueses, mas estes nunca são honrados nas suas mais pequenas necessidades. Quando o são, são-no não por mérito próprio mas porque a diplomacia assim o aconselha. Tudo isto era-me desconhecido, digamos eu já sabia um pouco por méritos de amigos meus em terras da estranja, mas como todo o português, aconchegado na Mãe-Pátria, pensava haver muito exagero.
Não senhor, não há exagero e agora sei, pois o vejo in loco que esses amigos não me contaram tudo.
Qualquer estrangeiro em Portugal é defendido pelos respectivos países de onde são originários tudo fazem para que esse cidadão seja bem tratado em Portugal, havendo muitas vezes grandes protestos diplomáticos, até por ninharias.
O Português no estrangeiro não, não tem quase apoio nenhum dos nossos queridos Governos e escondendo-se em leis absurdas do país em que estão inseridos tudo fazem para dificultar a vida ao pobre cidadão português.
Não entro em factos tão bem conhecidos de todos e esta crónica não é um protesto, antes sim um lamento de o nosso querido Povo, que luta e trabalha por melhor qualidade de vida, enriquece e faz enriquecer o país onde estão inseridos mas que não consegue ter em Portugal defesa ou ajuda por problemas muitas vezes tão fáceis de resolver e seja tão maltratado pelos nossos Governos.

28.10.2004

Sem comentários: